Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Dr. Paulo Fontani Coordenador de Educação da UNESCO
Izabel Ribeiro Idealizadora e Coordenadora do Projeto Projeto Valores Humanos
 
"não é qualquer escola que vai conseguir a mudança para melhor da sociedade, tem que ser uma escola que trabalha valores humanos e que tenha a participação da comunidade"
Dr. Paulo Fontani
Untitled Document
 


PROJETO: EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS
ESCOLA PARCEIRA: ESCOLA ESTADUAL PASTOR HOLLERBACH:
"Praticando Valores , Formando Vencedores"

O mundo está em constantes transições e em ritmo acelerado, transformado pelas novas tecnologias, pela rapidez na circulação, quantidade de informações produzidas e pelo constante estresse. O papel da escola neste contexto também sofreu alterações: não basta apenas transmitir informações; é necessário formar um aluno que goste de aprender e saiba solucionar problemas e lidar com os desafios desse ¨novo mundo¨.

No interior da nossa escola começamos a perceber a importância da premissa "Todo adulto precisa estar atento aos valores que transmite, em atos e palavras". Começamos então a buscar alternativas que objetivassem construir um mundo mais justo, mais humano, um mundo bom para se viver, para se conviver... Procurávamos uma educação que permitisse formar pessoas que pensassem sobre as conseqüências de seus atos para si e para a coletividade, que fossem tolerantes com a diversidade humana, solidárias tanto em ações quanto em palavras, que enfrentassem as suas dificuldades de forma cooperativa, percebendo as necessidades do outro e do grupo.

Sabedouros de que a efetivação de uma sociedade mais justa alicerça-se em uma nova forma de interação com o mundo e de que esta competência pressupõe o cultivo em nós mesmos e nos outros de aspectos centrados na alfabetização em valores, em relações humanas verdadeiramente significativas, começamos nossa busca da visão atitudinal do que ensinamos , não apenas para aqueles que ensinamos, mas também para quem ensina.

Vivendo neste contexto e sofrendo os efeitos dessa nova sociedade, em um momento em que buscávamos uma forma mais eficiente para transmitir valores, é que fomos agraciados no ano de 2006, com a presença da Drª.Izabel Cristina Ribeiro, idealizadora do projeto "Teófilo Otoni Capital Mundial dos Valores Humanos - Lapidando Pedras e agora Lapidando Gente" em nossa escola. A partir deste momento, iniciamos uma parceria para desenvolvimento do projeto com nossos alunos.

Na primeira fase, A fase de Sensibilização, participamos de palestras e vivenciamos as técnicas que posteriormente iríamos aplicar para o desenvolvimento do projeto, com todos os educadores da escola através de encontros realizados pela Drª Izabel Ribeiro em nossa unidade de ensino.

Na fase de implantação, começamos a aplicar as cinco técnica que são: Citação, canto, Contação de História/ Metáforas, Relaxamento e Atividades Integradora, com todo o corpo discente da escola. Cada técnica é apresentada ao aluno diariamente, com efeitos surpreendentes, pois logo nas primeiras semanas percebemos as mudanças operacionalizadas em nosso ambiente escolar. Sentimos o projeto como nossa "identidade pedagógica", e , em consenso com todos os funcionários, optamos por inserir o trabalho com o projeto "Praticando Valores e Formando Vencedores" na Proposta Político Pedagógica da nossa escola .

Hoje, depois de cinco anos da implantação, continuamos aplicando as técnicas e vivenciando a prática de valores e não se trata mais de um projeto desenvolvido pela nossa escola e sim da Filosofia educacional da Escola Estadual Pastor Hollerbach.

Comentário feito por: Maria Cristina Machado Barcellos
Diretora da Escola Estadual Pastor Hollerbach

© Copyright 2011 Projeto Valores Humanos
Produzido Por Rota das Pedras

contador de visitas