Instituto TFT

TFT - Thought Field Therapy, ou Terapia do Campo do Pensamento, ou ainda Acupuntura Emocional sem Agulhas é uma revolucionária abordagem terapêutica desenvolvida desde 1979, após muitos anos de pesquisa, pelo psicólogo americano Ph.D. Dr. Roger Callahan.
Com o TFT é possível, muitas vezes em questão de minutos, tratar traumas de longa data, ansiedade, medos, raiva, culpa, mágoas, dores físicas, depressão, entre outros.
Seu método é não invasivo, sem efeitos colaterais, auto aplicável e comprovado cientificamente.

Izabel Ribeiro aprendeu TFT em 2006 ,se tornando uma das primeiras pessoas do Brasil a aprender a técnica é única Terapeuta TFT licenciada pela Callahan Techniques E.U.A. para ministrar o cursos de TFT Algoritmo , em Minas Gerais.

 Acreditamos que podemos ter um impacto significativo na diminuição do sofrimento humano, se todos tiverem essa ferramenta de cura à sua disposição por isso o Instituto TFT tem como missão ensinar gratuitamente TFT em escolas públicas como parte do

projeto voluntário Valores Humanos 

O que é?

O que é TFT?

TFT ou Terapia do Campo do Pensamento ( Thought Field Therapy- TFT) foi desenvolvida por Robert J. Callahan, PHD e é amplamente considerada como a maneira mais avançada de lidar com traumas de todos os tipos . Baseia-se na Medicina Chinesa onde sistemas compostos por meridianos ou vias de circulação de energias que são acessadas através de percussão digitais em locais específicos seguindo uma sequencia pré-determinada denominada Algoritimo

O Thought Field Therapy, ou Terapia do Campo do Pensamento, é uma revolucionária abordagem terapêutica desenvolvida, desde 1979, após muitos anos de pesquisa, pelo psicólogo americano Ph.D. Dr. Roger Callahan. Com o TFT é possível, muitas vezes em questão de minutos, tratar traumas de longa data, ansiedade, medos, raiva, culpa, mágoas, dores físicas, depressão, entre outros. Seu método é não invasivo, sem efeitos colaterais, autoaplicável e comprovado cientificamente. Foram décadas de pesquisas e estudos realizados pelo Dr. Callahan e seus alunos, para desenvolver e comprovar a eficácia do TFT. Baseado no sistema de meridianos da acupuntura, porém sem utilizar agulhas, e integrado ao campo do pensamento, o TFT proporciona um tratamento rápido e muito eficiente, mesmo para casos complexos como traumas de infância, abuso sexual e síndrome do pânico, podendo ser completamente superados em poucas sessões. Toda situação estressante ou traumática que vivemos gera um registro no campo do pensamento que Dr. Callahan denominou de "Perturbações". Estas, por sua vez, acarretam uma interrupção no fluxo de energia do corpo humano, conhecido na medicina tradicional chinesa por meridianos, que dão origem a diversos tipos de problemas emocionais e físicos.  Seus resultados são rápidos e eficientes, pois sua ação trata diretamente a perturbação no campo do pensamento e simultaneamente restabelece o fluxo da energia vital nos meridianos, permitindo nos libertar destes problemas. O TFT é a técnica original que desencadeou todo o movimento das chamadas psicologias energéticas e sua aplicação vem ajudando milhares de pessoas em todo o mundo. Um dos grandes diferenciais do TFT para as suas técnicas derivadas é que no TFT podemos individualizar os tratamentos. Cada Ser Humano é único e especial, da mesma forma muitas vezes ele necessita de sequências de  tapping  específicas para o seu caso em particular, e no TFT existem métodos para se diagosticar cada sequência individual para cada problema de uma pessoa, obtendo, dessa forma, resultados mais rápidos e duradouros. Outra diferença está nas remoções de bloqueios físicos e energéticos nos meridianos que possam estar impedindo que as técnicas que utilizam  tapping  surtam efeito. Após identificados e neutralizados esses bloqueios, o  tapping<  volta a dar bons resultados. É importante lembrar que quando falamos em energia aqui, não estamos nos referindo a nada místico ou exotérico e sim a energia física, material. Como Einstein postulou, E= M.C² (Energia é igual a matéria vezes a velocidade da luz ao quadrado). Você pode verificar que seu corpo material também é feito de energia elétrica, ou possui um campo eletromagnético, em situações como quando colocamos o braço perto das televisões antigas e os pelos se levantam, ou quando as crianças esfregam uma bexiga em sua cabeça e ao levantar a bexiga, os fios de cabelo sobem também. Portanto, é de energia física que estamos nos referindo.

A Terapia do Campo do Pensamento  (TFT) fornece um código para o sistema de cura da natureza.Quando aplicado a problemas, o TFT resolve as causas fundamentais, equilibrando o sistema de energia do corpo e elimina a maioria das emoções negativas ... em poucos minutos.

O Dr. Roger Callahan, nosso fundador, alcançou reconhecimento mundial, aceitação e uso da Terapia do Campo do Pensamento. Acreditamos que podemos ter um impacto significativo na diminuição do sofrimento humano, se todos tiverem essas ferramentas à sua disposição.

O TFT é uma psicoterapia breve e eficaz para a cura rápida e natural de emoções negativas e problemas psicológicos. A Thought Field Therapy utiliza o sistema terapêutico da natureza para equilibrar o sistema de energia corporal promovendo a cura natural e melhorando a saúde mental.

A Terapia de Campo de Pensamento Callahan Techniques® é uma abordagem natural, livre de drogas, com resultados rápidos que podem ser documentados com medições de Variabilidade da Frequência Cardíaca. O treinamento Callahan Techniques® é oferecido a profissionais da área de cura energética e medicina alternativa, bem como de áreas tradicionais de saúde.

O mundo da cura de Callahan Techniques® e do Thought Field Therapy® gerou o início de muitas terapias, muitas vezes coletivamente chamadas de Psicologia Energética e também chamadas de EFT. A maioria tem uma base na forma original da Terapia do Campo do Pensamento e, juntos, todos realizaram um tremendo serviço para melhorar a eficácia da cura e o campo da psicologia.

www.callahantechniques.com

Benefícios


Benefícios do TFT

  • Tratamento Individualizado;
  • Não invasivo;
  • Autoaplicável;
  • Extremamente simples e eficaz;
  • Resposta rápida e duradoura;
  • 100% natural;
  • Não requer uso de medicamentos para fazer efeito;
  • Pode ser aplicado em qualquer pessoa: bebês, crianças, idosos, e até mesmo animais;
  • Sem efeitos colaterais.

Pode ser usado para qualquer tipo de incômodo físico ou emocional, como por exemplo:  

  • Raiva
  • Estresse
  • Ansiedade
  • Culpa
  • Mágoas
  • Insegurança
  • TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo)
  • Depressão
  • Vergonha
  • Fobias
  • Rejeição
  • Traumas
  • TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático)
  • Ódio
  • Constrangimento
  • Vícios
  • Medos
  • Tristeza
  • Dores Físicas

Com quem aprendi


Instituto TFT - Tougth Field Terapy Instituto TFT - Tougth Field Terapy
Instituto TFT - Tougth Field Terapy Instituto TFT - Tougth Field Terapy
Instituto TFT - Tougth Field Terapy Instituto TFT - Tougth Field Terapy
Instituto TFT - Tougth Field Terapy Instituto TFT - Tougth Field Terapy

George V. Szenészi
(Curso em 2006)

Instrutor e Conferencista internacional, Mestre em Psicologia e Especialização em Desenvolvimento Organizacional. Certified Master Trainer de Programação Neurolinguística e instrutor credenciado pelo American Board of Hypnotherapy. Integra a primeira geração da PNL no Brasil, tendo participado da difusão brasileira de novas abordagens à mudança humana como a Análise Transacional, PNL, Hipnose Ericksoniana, Terapia da Linha do Tempo® e técnicas da Psicologia da Energia – TFT, EFT, BSFF. Desenvolveu uma carreira consolidada por mais de 30 anos de experiência, desenvolvimento e criação de técnicas, além de atualizações constantes com grandes nomes das ciências comportamentais. Instrutor e inovador da Terapia da Linha do Tempo®-TLT, fez parte de sua primeira equipe internacional de instrutores, convidado pessoalmente pelo seu co-criador, Tad James PhD. Desenvolveu o Sistema de Transformação Emocional®-STE para Coaching Emocional. Autor dos livros “Está na Hora!? A psicologia das linhas do tempo”, “Consultoria Mudança e Aprendizagem” e “As Verdadeiras Emoções: Porque transformar sua vida emocional”. Diretor da Metaprocessos – Mudanças Humanas Aceleradas. Presidente da Sociedade de Terapia da Linha do Tempo®.

Gastão Ribeiro
(Curso em 2008)


Gastão Ribeiro é psicólogo psicanalista e hipnoterapeuta, com formação em técnicas de traumas como EMDR Level II; Formação em TFT™: Thougt Field Therapy™, TAT - T. Fleming Acupressure Technique. Formado pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais. É membro da Sociedade Brasileira de Hipnose e Presidente da Sociedade Mineira de Hipnose. Criador do Projeto Trauma Infantil que atende a crianças carentes que sofreram abusos e maus tratos.

Leandro Percário 
(Cursos em 2013)

Leandro Percário é administrador de empresas e terapeuta holístico desde 2002, com formações em TFT-Adv, Constelação Familiar, Reiki II, Hatha Yoga e Yoga Integral. Graças ao seu vasto conhecimento em diversas abordagens terapêuticas, Leandro hoje é amplamente conhecido por seus cursos que reúnem técnicas de TFT com meditação e constelação familiar, buscando oferecer às pessoas ferramentas de cura que proporcionem equilíbrio, paz interior e auto-compreensão. É criador do método TS – Tapping Sistêmico.

Joanne Callahan

(curso em 2018 Voice)

    Joanne Callahan é a esposa do Dr. Roger Callahan e co-desenvolvedora do TFT. Atualmente é a Presidente/CEO da Callahan Techniques, Ltd. Graduada pela Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, também possui MBA em Administração de Cuidados da Saúde pela Universidade do Estado da Califórnia San Marcos.Joanne também é diretora do Centro de Treinamento em Thought Field Therapy e editora da newsletter trimestral "The Thought Field". Ela é instrutora nos níveis Algortimos, Diagnóstico Causal e Voice Technology e a única pessoa certificada para ensinar todos os níveis de TFT.

Também foi co-autora de alguns livros publicados sobre TFT. Atualmente, Joanne é a maior autoridade em Thought Field Therapy no mundo.


Estudos e pesquisas



Estudos e pesquisas
Encontre abaixo um resumo de algumas das pesquisas sobre TFT já realizadas ao redor do mundo. Uma lista mais detalhada e contendo mais informações pode ser encontrada no site 
www.tftfoundation.org

  • O TFT foi aplicado em 400 órfãos com sucesso para o tratamento do TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) em pré-adolescentes sobreviventes do genocídio de 1994 em Ruanda (Sakai 2006 e 2007).
  • O TFT foi aplicado com sucesso para o tratamento do TEPT (Transtorno de Estresse Pós Traumático) em centenas de sobreviventes de guerra em Kosovo (Professor Carl Johnson, 2001).
  • Estudantes usaram o TFT para ajudá-los a lidar com sentimentos violentos, raiva, superação de problemas com pais e amigos e para melhorar o desempenho escolar (Yancey, 2002).
  • Dois estudos feitos com pessoas céticas usando o Voice Technology resultaram em um índice de sucesso de 98% (Leonoff, 1996);
  • Aumento de 45% na velocidade de leitura após aplicada a correção de Reversão Psicológica do TFT (Blaich, 1988);
  • O TFT é a forma para se melhorar mais rapidamente o VFC (Variabilidade da Frequência Cardíaca) (Callahan, 2001) com resultados sem precedentes.
  • O TFT reduziu o medo de falar em público em um estudo sobre fobias (Schoninger, 2004);
  • O TFT foi eficiente como tratamento para fobia de injeções (Darby, 2002);
  • Melhora significativa no tratamento de Acrofobia (medo de altura), comparado ao uso de placebo (Carbonell, 1996);
  • Um estudo não publicado intitulado " Thought Field Therapy and Pain" (Terapia do Campo de Pensamento e Dor) de Robert Pasahow, PhD., membro da Junta Americana de Médicos Psicólogos, descobriu que o TFT reduziu a dor músculo-esqueletal, nos nervos e na espinha de dez entre doze pacientes tratados em um ambulatório de uma clínica psicológica privada. A comparação de uma avaliação de dor antes e depois do tratamento mostrou uma redução de 82% na escala de dor dos pacientes imediatamente após a administração do procedimento com TFT. Dez dos doze pacientes experimentaram alívio na dor de 88% ou mais imediatamente após o procedimento. Os outros dois pacientes não tiveram redução na dor.” (Pasahow, 2013).

O desenvolvimento do trabalho de utilização psicoterapêutica dos pontos de acupuntura por Roger Callanhan teve início em 1978, as foi a partir dos resultados do estudo realizado pelos Professores Charles Figley, PhD e Joyce Carbonell,PhD da Florida State University, em 1994, que ele ficou mais conhecido . Os dois professores coordenaram um projeto de pesquisa sobre novas abordagens breves para o tratamento do Transtorno de Estresse Pos-traumático (A Systematic Clinical Demonstration Study of Brief Approaches to the Treatment of PTSD; The Active Ingredient Project). Neste estudo, embora todas as técnicas terapêuticas tenham se mostrado eficazes no tratamento do TEPT, a abordagem da psicologia da energia por Callahan com sua TFT- “Thought Field Therapy” foi especialmente significativa em relação às outras três pesquisadas- Eye Moviment Desensitization Reprocessing”(EMDR), “Trauma Incident Reduction” (TIR) e Visual Kinesthetic Dissociation”(VKD). A editora de redação da revista “The Family Therapy Networker”, Mary Sykes  Wylie, publicando um artigo de capa sobre o estudo da Florida State University, disse: “...se tivesse sido uma corrida o TFT ™ teria sido de longe o ganhador.” A partir desta oportunidade cresceu o conhecimento público das abordagens psicoterapêuticas baseadas em energia, assim como o desenvolvimento de novas pesquisas e novos métodos.

 

TFT pelo mundo
Várias missões de cura têm sido conduzidas por praticantes de TFT ao redor do mundo. Seguem abaixo algumas delas:

  • Traumas de guerra em Kosovo;
  • Vítimas de genocídio em Ruanda e Uganda;
  • Vítimas de genocídio na República Democrática do Congo;
  • Discriminação racial na África do Sul; 
  • Vítimas do furacão Katrina em New Orleans;
  • Vítimas do atentado de 11 de Setembro em Nova Iorque;
  • Vítimas do atirador da escola Columbine High School no Colorado;
  • Vítimas das enchentes de Tabasco, no México;
  • Vítimas de furacões no Haiti.
  • No ano de 2000, um grupo representando o " The Global Institute of Thought Field Therapy" (Instituto Global de TFT) viajou para Kosovo. Cento e cinco pessoas foram tratadas de graves transtornos de stress pós-traumático (TEPT).  Duzentos e quarenta e nove traumas foram tratados, 247 deles com sucesso. O responsável pelo Ministério da Saúde de Kosovo tornou o TFT o  tratamento oficial para traumas em Kosovo  (Johnson, Shala, Sejdijaj, Odell, & Dabishevci, 1999).
  • Em 2006 e 2007, um estudo piloto foi conduzido em Ruanda com sobreviventes órfãos do genocídio de 1994 (Sakai, Connolly, & Oas, 2010). Os resultados demonstraram melhoras dramáticas, demonstradas nos relatórios CROPS ( Child Reports of Posttraumatic Symptom Inventories), que avaliou a melhora das crianças e pré-adolescentes, e também nos relatórios PROPS ( Parent (Caretaker) Reports of Posttraumatic Symptom Inventories) feitos pelos cuidadores do orfanato.
  • Esses relatórios foram preenchidos antes e depois dos tratamentos. Um acompanhamento por dois anos observou que as melhorias se mantiveram ao longo deste tempo após o tratamento inicial.
  • Um outro estudo com grupo de controle aleatório foi conduzido em 2008 sobre o genocídio de 1994 em Ruanda, com acompanhamento até 2010 (Connolly & Sakai, 2011). Este estudo utilizou duas medidas padrão de auto-relato, o Inventário de Sintomas de Trauma (Trauma Symptom Inventory (TSI) e a Escala de sintomas TEPT modificada (MPSS). Os resultados foram significativamente diferentes na maior parte das medidas de TSI e em todas as medidas do MPSS ao comparar o grupo de tratamento com o grupo de controle de lista de espera. Os resultados se mantiveram e, na média, melhoraram usando os mesmos instrumentos de teste.
  • Um estudo similar sobre TEPT (Connolly, S.M., Roe-Sepowitz, D., Sakai, C.E., & Edwards, J., 2013, conduzido em 2009 no distrito Byumba de Ruanda replicou esses resultados 
  • www.callahantechniques.com

Coerência Cardíaca


A inteligência do coração 
A maioria das pessoas sabe como é se sentir em um estado de harmonia e fluir, quando nosso coração e mente estão trabalhando juntos e existe uma ligação genuína com os outros envolvidos. É fácil amar esta experiência de sinergia; mas frequentemente, isto acontece mais por sorte do que por vontade ou intenção. 
Não seria maravilhoso se pudéssemos produzir este fluxo sob demanda, em nossas comunicações, projetos e desafios cotidianos?
Pesquisas mostram que quando mudamos para um estado de ‘coerência’, o coração e cérebro operam sinergicamente, como dois sistemas que se unem em um. Podemos aprender como ativar e manter esta energia entre o coração e o cérebro e prevenir padrões que produzem estresse, juntamente com o aumento da nossa clareza mental e capacidade de discernimento. Quando fazemos isto, nossas soluções criativas para os desafios pessoais, sociais e globais se tornam mais acessíveis, proporcionando-nos um acesso mais intuitivo e fluídico.
Nos últimos 20 anos, o Instituto HeartMath tem produzido técnicas para construir coerência que são intencionalmente simples e baseadas em pesquisa científica. Nossa missão é a de simplificar um processo de ligação intuitiva com a Alma e sua sabedoria e guiança, para que floresça quem realmente somos.
Novas pesquisas sugerem que nosso coração energético ou espiritual é um ponto de acesso à nossa tecnologia interior natural; à inteligência intuitiva do coração que pode elevar nossas comunicações, decisões e escolhas à um nível muito mais alto de eficácia. Uma descoberta interessante da nossa pesquisa é que quando as pessoas sustentam sentimentos genuínos do coração, tais como apreciação ou compaixão, isto naturalmente aumenta a coerência de seus corações.
Usamos o termo ‘energético’ para mencionar os sistemas que não podemos ver nem tocar, por exemplo, nossos pensamentos, emoções e intuições. A mente e os sentimentos do coração são fontes energéticas que fundamentam nossos pensamentos emoções. Eles são o motor primário de nossos sistemas biológicos e tem influência poderosa sobre nosso comportamento, escolha e resultados.
O coração intuitivo energético é o que as pessoas têm associado com sua “voz interior” ao longo da história. Da nossa perspectiva, o coração energético comunica um fluxo constante de informação intuitiva com a mente e cérebro, que na maior parte do tempo, usamos só uma pequena porção, porque nossas escolhas egóicas se sobrepõem à sugestão intuitiva. Varia entre as pessoas, mas todos nós temos. Na medida que aprendemos a desacelerar a mente e entrar em sintonia com os nossos sentimentos mais profundos do coração, nossa ligação intuitiva natural pode acontecer.
Intuição é como ouro energético – nossos insights intuitivos podem aflorar em mais compreensão de nós mesmos, dos outros, questões e da vida do que anos de conhecimento acumulado. Por isso que o estado de coerência está ganhando interesse rapidamente. Neste estado, mais e mais pessoas relatam crescimento da intuição e guiança de seus corações, reconhecendo que está dentro delas mesmas e com um pouco de prática é mais fácil de acessar do que elas pensam.
Pesquisa conduzida em nossos laboratórios tem confirmado que quando um indivíduo está em ‘coerência no coração’, o coração irradia um campo eletromagnético de energia mais coerente que pode beneficiar pessoas, animais e o meio ambiente. Um crescente corpo de evidência científica aponta que quando há cooperação em um grupo com coerência, isto resulta em aumento do fluxo, eficácia e o potencial de resultados superiores.
Parece que os participantes do grupo não estão apenas em sincronia, mas estão se comunicando a um nível energético invisível. Nossa coerência pessoal pode beneficiar nossas famílias, colegas, amigos, animais de estimação e mais – simplesmente com a nossa presença.
Da nossa pesquisa, sabemos que a coerência do coração não é um estado parado; ele cresce, se ampla, influencia e auxilia os outros em muitas maneiras benéficas. Evidência científica provê suporte para um campo energético global que interliga todos os sistemas vivos e consciências.
Muitos cientistas acreditam que existe um ‘loop de feedback’ entre todos os humanos e o sistema energético do planeta.  Estamos trabalhando juntos com outras inciativas para realizar o aumento da eficácia da intenção coletiva e cooperação. Há um número crescente de organizações com ferramentas e técnicas que facilitam o aumento da ligação do coração e a colaboração dos outros.
Isso evolui para uma abertura coletiva do coração, que é um grande passo a na direção de aumentar a coerência social e global. Chamamos isto de viver com o coração. Instituto HeartMath, através do Projeto Inciativa para Coerência Global, tem instalado estrategicamente 14 sensores ao redor do mundo para medir as ressonâncias do campo magnético do planeta. Esta rede global habilitará a investigação científica das interconexões entre o campo magnético do planeta e as emoções e comportamentos coletivos da humanidade.
A Ciência mostra que o campo magnético do planeta afeta os humanos de maneira profunda, mas nossa intenção é estudar como os humanos – como um coletivo -  afetam o campo energético do meio-ambiente planetário. A energia do indivíduo contribui para o campo global, e os pensamentos, emoções e intenções de cada pessoa afetam o campo.
Um primeiro passo para aumentar a coerência do campo do meio-ambiente é cada indivíduo se responsabilizar pela sua própria energia. Podemos fazer isso nos tornando mais conscientes de nossos pensamentos, sentimentos e atitudes que estamos ‘alimentando o campo’ todo dia.
Nossa hipótese é que na medida que os indivíduos melhoram a coerência de seus corações, isto melhora a coerência social.  Na medida que uma massa crucial de culturas e nações se tornam mais alinhadas harmonicamente, isto pode levar a uma maior coerência global e paz constante.
Doc Childre, fundador do HeartMath, disse assim:

“Quanto mais a humanidade pratica a vida regida pelo coração, isto qualificará o ‘rito de passagem’ ao próximo nível de consciência. Usar nossa guiança intuitiva do coração se tornará senso comum baseada em inteligência prática”.

Instituto HeartMath

Psicoterapias de energia


ENERGY TAPPING
Métodos de tratamento com Percussões em Pontos de Energia

As Psicoterapias de Energia baseiam-se no principio de que as condições emocionais desagradáveis são mantidas pela permanência de bloqueios na circulação de energia pelo corpo. As experiências pessoais que não foram suficientemente integradas, completadas, assimiladas pelo conjunto corpo/mente deixam perturbações no campo de energia corporal. Estas perturbações são mantidas por bloqueios em certos meridianos de energia, identificados conforme a antiga abordagem chinesa. A ação sobre estes meridianos através de batidas leves ou percussões em pontos determinados – pontos da acupuntura – produz o desbloqueio da energia do meridiano. O efeito é a restauração da circulação energética normal na presença do estímulo disparador, seja ele uma experiência concreta ou uma memória ou pensamento anteriormente perturbador. O surgimento da psicologia da energia começou no inicio da década de 60 com George Goodheart , quiropraxista de Detroit, Michigan, que experimentou percutir em vários  pontos dos meridianos de energia para aliviar dores enquanto tratava holisticamente  seus pacientes. No inicio dos anos 80 o psiquiatra Jonh Diamond e o psicólogo Roger Callahan experimentaram cada um deles  o tratamento de problemas mentais  com as percussões nos pontos de acupuntura . Callahan teve  a mais ampla experiência clínica e projetou largamente sua terapia do campo do pensamento (TFT- Thought Field Therapy). Estes estudos mostram que  os mesmos conceitos usados na acupuntura podem ser usados para tratar problemas psicológicos. A simplicidade desta abordagem foi um “salto quântico” na área da saúde mental, foi um afastamento radical da terapia baseada na conversão que dominou a psicologia no século vinte. O desenvolvimento do trabalho de utilização psicoterapeuta dos pontos de acupuntura por Roger Callahan teve inicio em 1978. Mas foi  a partir dos resultados  do estudo realizado pelos Professores Charles Figgley, PhD e Joyce Carbonell, PhD da Florida University, em 1994, que ele ficou mais conhecido. Os dois professores coordenaram um projeto de pesquisa sobre novas abordagens breves para o  Tratamento do Transtorno de Estresse Pós- Traumático (“A Systematic Clinical Demonstration Stuty of Brief Approchoaches to the Treatment of PTSD: The Active Ingredient Project”). Neste estudo, embora todas as técnicas terapêuticas tenham se mostrado eficazes no tratamento de TEPT, a abordagem da psicologia da energia por relação às outras três pesquisadas – “Eye Movement Desenitization Reprocessing” (EMDR), “Trauma Incident Redution” (TIR) e “Visual Kinesthetic Dissociation” (VKD”. A editora de redação da revista “The Family Therapy Networker”, Mary Sykes Wylie, publicando um artigo de capa sobre o estudo da Florida State University, disse: “...Se tivesse sido uma corrida o TFT teria sido de longe o ganhador”. A partir desta oportunidade cresceu o conhecimento público das abordagens psicoterapêuticas baseadas em energia, assim como o desenvolvimento de novas pesquisas e novos métodos.

Fonte: Curso da Psicoterapias da Psicologia da Energia - ministrado por George Vittorio Szenésci, 2006.

Palestras e cursos


Palestras e cursos

As palestras e cursos de TFT são ministrados por Izabel Ribeiro, única terapeuta TFT em Minas Gerais, licenciada pela Calahan Techiniques dos EUA para ministrar cursos de TFT no estado, voluntários ou não. Em Teófilo Otoni os cursos e palestras são ministrados gratuitamente para escolas como parte do Projeto Valores Humanos, que foi idealizado e vem sendo desenvolvido desde 2002 através de várias ações que contribuem para fazer do mundo um lugar melhor. Por que pessoas melhores fazem um mundo melhor.The Thought Field Therapy Foundation (Fundação TFT) é uma corporação de utilidade pública sem fins lucrativos da Califórnia dedicada à melhoria da saúde, bem-estar e desempenho, fornecendo um fórum para o avanço estratégico do TFT, estabelecendo padrões de prática e educação, desenvolvendo suporte para praticantes de TFT. promover a pesquisa ética e incentivar e oferecer serviços comunitários e educação pública.O Projeto Valores Humanos,faz parte do TFT Foundation e tem como missão ensinar TFT para professores e alunos de escolas públicas.

TFT com grupos


TFT com grupos

Em 2016 o Projeto Valores Humanos iniciou o trabalho de TFT com grupos na Escola Estadual Pastor Hollerbach de Teófilo Otoni, através da Terapeuta TFT Izabel Ribeiro, licenciada pela Calahan Techiniques - EUA. No começo do ano de 2017, também iniciou o ensino do TFT na Escola Estadual Bom Jesus; o objetivo desse trabalho é treinar professores na técnica para que a mesma seja utilizada por eles próprios e que também seja repassada aos alunos em paralelo ao trabalho diário que já vem sendo feito desde 2016 para desenvolver a Inteligência Emocional Q.E.  A partir de 2017, o trabalho continua, porém com o auxílio de uma nova ferramenta: o Emocionômetro de Grupo. Idealizado por Izabel Ribeiro e já em uso nessa escola, ela é a pioneira no Brasil a fazer uso da ferramenta, inovando no trabalho com Inteligência Emocional em escolas.